sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Desejo sucesso para você!

A palavra sucesso é uma das mais mencionadas no nosso dia-a-dia. Vivemos numa sociedade que enfatiza o sucesso e somos inundados com histórias de superação de algumas pessoas famosas, e para aquelas que não alcançaram o tão sonhado “sucesso”, é possível encontrar conselhos nos livros e grupos de auto-ajuda, em palestras, cursos, etc. A pressão é intensa e a sensação de fracasso para aqueles que não alcançaram o modelo vigente é bastante dolorosa. Realmente para muitos ter sucesso pode ser ter uma carreira bem sucedida, uma aposentadoria garantida, um casamento mantido a qualquer custo, filhos e maridos bem sucedidos também, um corpo sarado aos cinquenta e além. Talvez dentro deste paradigma, tantas pessoas que conhecemos  são vistas como bem sucedidas. Apesar de ser injusto subestimar as conquistas das pessoas (passar num concurso difícil, emagrecer, ter uma carreira bem sucedida, etc), devemos entender que elas fazem parte desse mundo "pequeno-burguês", que o velho Marx tanto quis combater. Você é avaliado enquanto detentor de poder de compra, num contexto capitalista. Porém esses  atributos tão importantes para a sociedade mercantilizada são passageiros e um dia não terão tanto valor assim (quando envelhecemos a saúde é mais importante do que a beleza).

Para mim, a minha lista de sucesso é outra: tem sucesso aquele que consegue perdoar, ser solidário, aliviar a dor de alguém, sentir empatia por alguém que sofre, alguém que não só professa Cristo, mas busca se espelhar nele para ser alguém melhor, que dorme com a consciência tranquila, por que renunciou ao ódio, que busca a vontade de Deus acima da sua.  Dentro desta perspectiva existe um fosso abissal entre várias pessoas que conheço.

Mas existem pessoas que me inspiram, que souberam aproveitar as experiências difíceis da vida e se tornaram  mais a imagem de Cristo; pessoas mais dispostaa a aliviarem a dor do outro, que não necessariamente merece , mas assim o fazem por que existe misericórdia no coração; que superam os rancores, as mágoas do passado. Vejo nelas  esperança no futuro e  projetos que incluem ajudar outras pessoas. Infelizmente algumas pessoas que conheço não conseguem transcender do modelo "pequeno-burguês",  invejam esses valores e os anseiam para sua vida, projetam nos “bem-sucedidos”  essa frustração, pois no fundo gostariam de ser assim como eles.

Creio que a conversão existe quando a palavra de Deus nos muda.  A mensagem do evangelho é dura e nem todos nós estamos  dispostos a mudar e renunciar a esses valores que estão tão impregnados em todos nós. Eu me sinto desafiada a cada dia a ser um “sucesso”, pois me é difícil perdoar, não buscar os meus direitos e deixar Deus cuidar de mim, não temer o futuro, não ficar ansiosa, amar acima de tudo, do preconceito, do reconhecimento, do merecimento. Todos esses conselhos sábios que a Bíblia nos instiga a praticar. Oro fervorosamente para Deus, para ser um “sucesso”,  procurando aprender a ser cristã digna desse nome. Creio que somente uma experiência profunda com Cristo poderá nos habilitar a sermos assim tão bem sucedidos, a tal ponto de podermos impactar a vida dos que nos rodeiam. O desafio é grande, mas desejo para você neste ano de 2012, que você seja um SUCESSO nas maravilhosas mãos do Pai !

No afetuoso amor de Cristo,

Vilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário