domingo, 27 de novembro de 2011

Fecha tua porta e Ele multiplicará o teu azeite



O profeta Eliseu foi discípulo do profeta Elias e era muito respeitado nos seus dias. Certa vez uma viúva recorreu a ele em extrema necessidade. Ela estava com dívidas a ponto de seus filhos serem entregues aos credores para lhe serem escravos (costume da época). Eliseu perguntou aquela mulher o que ela tinha em casa. Ela lhe respondeu que não tinha mais nada, a não ser um pouco de azeite numa botija. Ele então disse à mulher que ela pedisse emprestado vasilhas aos vizinhos, em grande número, depois fechasse a sua porta e ficasse apenas com seus filhos em casa.  Em seguida, o profeta a orientou que ela colocasse azeite em cada vasilha. Ela assim o fez, até que um de seus filhos trouxe a última vasilha, que ela encheu prontamente. Vendo que todas as vasilhas estavam cheias, foi ao profeta, que lhe disse “Vai, vende o azeite e paga tua dívida; e, tu e teus filhos vivei do resto” (2Reis 4:1-7).
Eliseu poderia ter dito que ela trouxesse até ele a botija dela e outras e ali ele oraria e Deus multiplicaria o seu azeite na frente de todos os vizinhos, da multidão. Mas o milagre não ocorreu assim. A Bíblia nos mostra vários relatos, nos quais Deus agiu na intimidade. Os profetas, no antigo testamento e mesmo Jesus e os apóstolos, em várias ocasiões pediam que a multidão se afastasse para que um milagre ocorresse (IReis, 17:19, Marcos 5:40, Atos 9:40).
Esta pequena história nos fala muito em como Deus age nas nossas vidas.  Muitas vezes passamos por extremas necessidades em nossas vidas (físicas, emocionais, espirituais). Algo terrível estar prestes a acontecer, mas temos tão pouquinho de fé, de esperança, somente um fio de azeite numa botija. Esse restinho de azeite também representa a nossa necessidade, algo que precisamos muito. Deus nos convida a fechar a nossa porta (simbolicamente) e no secreto ver o seu milagre de multiplicação. Precisamos de um momento a sós com Deus, na intimidade com ele, para ver o seu agir. A obediência é fundamental para que o milagre aconteça. A mulher precisou agir em obediência. Ao encher as botijas ela foi construindo a sua fé. Ela também foi sujeito do seu próprio milagre, pois ela precisou fazer algo para que aquele milagre acontecesse.  A viúva também teve que pedir vasilhas emprestadas aos vizinhos. Isto mostra que outras pessoas podem ter uma participação no nosso milagre. A vasilha pode ser uma palavra de encorajamento, uma oração, um ensinamento da palavra de Deus.
 Ã€s vezes a nossa obediência consiste em perdoar quem nos machucou, outras vezes  precisamos nos perdoar, quando erramos, em outras ocasiões a questão é agir de acordo com o que Deus nos ensina na Bíblia. Tudo isso pode ser doloroso, mas a recompensa é estarmos na presença de Deus e receber dele algo que necessitamos desesperadamente. Coloca o teu fiozinho de azeite na botija e verás que Deus irá multiplicá-lo!

No amor de Cristo,

Vilma

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário