quarta-feira, 11 de julho de 2012

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (joão 8:32), libertará de quê mesmo?




Quantas vezes nos deparamos com esta frase gravada em muros, em adesivos nos carros, ou mesmo como slogans de igrejas. Mas será que entendemos o seu significado? Eu particularmente acho que esse versículo é um dos mais profundos da palavra de Deus, pois traz dois conceitos de extrema amplitude: verdade e liberdade. De fato, esses conceitos são largamente estudados na filosofia, que busca entender questões fundamentais da sociabilidade humana. Qual o significado destas palavras proferidas por Jesus em seu ministério? Verdade significa “sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter” (wikipédia). Liberdade significa “faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher, independência: conquistar a liberdade” (dicionarioweb).
Existe neste versículo uma relação de causa e efeito mediada pelo conhecimento. É preciso conhecer a verdade para alcançar a liberdade tão sonhada pelo homem.
Tomando a palavra de Deus (Bíbilia) como verdade, o seu conhecimento liberta de várias amarras que carregamos conosco em nossa existência humana. A lista é extensa, mas gostaria de destacar alguns pontos:
-A verdade da palavra de Deus nos liberta de vários sentimentos, mas alguns nos fazem sofrer muito: O medo da solidão, do futuro, da morte, o medo de fracassar, de confiar nas pessoas, de nos aproximarmos de Deus.
A palavra nos liberta das ideias equivocadas acerca de Deus, de superstições, misticismos, crendices.  Através de sua palavra entendo que Deus não é tirano, nem mau ou distante. Sinto um grande conforto ao saber que Deus é bom, que é digno da minha confiança. Posso fazer minhas entregas sem restrições, pois ele cuida e me ama.
Essa verdade me liberta do engano religioso. O estudo  de sua palavra me assegura a salvação (estar com Deus na eternidade, mediante o perdão dos meus pecados por Jesus). Não preciso rezar para santos, nem acender velas, nem procurar outro mediador entre eu e Deus, senão Jesus Cristo.
A verdade também me liberta de uma vida voltada para dentro de mim mesma. Sou livre para alcançar outras pessoas e fazer parte de sua história. Sou livre para amar, sem esperar retorno.
Creio que o entendimento da verdade que a palavra de Deus é que faz com que possamos experimentar a tão sonhada liberdade. Não aquela liberdade idealizada pela literatura, filmes ou comerciais, mas a liberdade que nos une a Deus numa relação de amor e harmonia.
Assim, quero a cada dia ser mais livre para fazer o que Deus tem planejado para mim, tendo a sua palavra gravada no meu coração todos os dias, nessa fascinante caminhada de fé.
E você? Quer ser verdadeiramente livre? O que precisa se libertar para servir melhor a Deus? O que ainda te prende? Faça essa reflexão, peça perdão a Deus, se necessário, e experimente a verdadeira liberdade!

Boa sorte!

Vilma Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário