terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um grande banquete, mas o aniversariante está lá fora




O natal já se aproxima e os preparativos para o grande banquete estão em toda a parte: a casa deve ser arrumada, a árvore de natal bem decorada e iluminada, os presentes embalados, a roupa deve ser nova e, claro, a comida deve estar impecável.
Já passei muitas noites de natal em vários lares, onde os preparativos ensejaram um memorável banquete. Porém, pouco ou quase nada ouvi falar da razão de ser do natal: o aniversariante, Jesus Cristo.
Tendo crescido no maior país católico do mundo e hoje uma das grandes nações evangélicas isso é, no mínimo, desconcertante. Quando criança a grande expectativa do Natal era o que eu iria ganhar do Papai Noel, que eu apenas via como uma sombra familiar na madrugada do dia 25 de Dezembro, entrando no meu quarto e colocando os presentes ao pé da cama.
Hoje meu olhar para esse período do ano se reveste de outro significado. Procuro não só no natal, mas também nele, homenagear o aniversariante, refletindo s obre a sua importância na minha vida.
Ser cristão é sobretudo procurar imitar Jesus, sabendo que nunca alcançaremos a sua perfeição, mas procurando em cada circunstância da vida espelhar um pouco a sua vida.
Nesta época nos sentimos “mais bonzinhos”, queremos compartilhar mais. Chamam isso de “espírito do natal”. Porém, em meio às boas ações, o mais desconcertante é que o aniversariante, que nos inspira a agirmos assim, é muitas vezes barrado na festa realizada em sua homenagem.
Quando convidamos alguém para festejar conosco, por qualquer motivo, precisamos no mínimo conhecer esse alguém. Como Jesus é desconhecido na maioria das vezes, não há necessidade de convidá-lo para o banquete em sua honra.
Neste natal não perca a oportunidade de “fazer diferente”. Convide Jesus para entrar na sua casa física e espiritual, honrando a sua memória e os seus ensinamentos. Assim você terá entendido o verdadeiro sentido do natal.

Um natal bem feliz com Jesus!

Vilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário